quinta-feira, 13 de maio de 2010

Reflexões em 13 de Maio...

O que mais me irrita é ver que eu ainda me abalo com isso...
Na verdade talvez seja não a idéia contraria em si que me irrite tanto, mas sim o fato de eu não conseguir mudá-la. Será?

Não é possível que o fato de que pessoas pensem, e muito mais que isso, que elas defendam com veemencia coisas absurdas como as que ouvi hoje, e não só hoje, me irrite tanto!!
Por isso que me perguntei se não seria essa irritação consequencia o meu Ego abalado por não sair superior! Às vezes acontece.

Aliás, estive conversando dia desses com um colega do estagio sobre isso... Falavamos dentro do contexto de relacionamentos, analisando como egoismo leva as pessoas a permanecerem em situações de desconforto, para não dizer sofrimento, só para não ter de abrir mão e libertar o outro. E sofrem juntas-separadamente. E eu tenho cá minhas teorias a respeito do Egoismo...
Não muito diferente é a ação dele quando se trata de idéias... Ter apoio no que se diz, pensa ou faz, é ser aceito...

Errado!!!

Não precisamos necessariamente da concordância por parte do outro, afinal cada um tem direito de pensar como queira, o importante é se fazer entender e ter suas idéias respeitadas. Mas o egoismo não deixa, ele fica lá dentro futucando, incomodando, dizendo "eu fracasei", só porque a minha idéia não derrubou as demais. E isso incomoda porque nossa sociedade é competitiva, crescemos dentro dessa lógica, convivemos com isso todo o tempo e não nos acostumamos ainda com a postura da valorização do outro. Não fomos programados para olhar para o outro e louvar a evolução que ele teve, mas sim marcar todas as suas falhas.
Assim fica complicado derrubar o egoismo. É preciso mexer nas raizes para que se possa mover o tronco, a não ser que ele seja cortado... mas ele sai deixando a sua lembrança ali, no mesmo lugar onde antes tinha uma árvore, agora só raizes e um resto de toco.

E no meio disso tudo, eu, que ia postar para destilar minha raivinha do dia, acabei liberando minha mente no processo da escrita e fazendo uma auto-avaliação, produtiva para mim, espero que para você também, e saio daqui sem querer que minha idéia prevaleça, como na verdade nunca foi minha intenção, mas que seja compreendida, ainda que contestada.
E tudo que foi dito serve também para quem causou essa onda que me fez postar hoje, mas o aprendizado foi meu, e como eu aprendi um dia "se uma coisa chegou para você, é porque é importante para você naquele momento, aceite." !! Certamente eu estava precisando refletir sobre isso e essa pessoa foi (e tem sido) de grande importancia para minha evolução.

... me fez lembrar uma frase, que na net encontrei com o nome de Oração da Serenidade, e que devo analizar, assimilar, compreender e fazer dela minha pratica diária:

Concedei-nos, Senhor,
a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos
e sabedoria para distinguir umas das outras.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog