terça-feira, 21 de abril de 2009

Que quer dizer Cativar?

Pequeno príncipe - Que quer dizer cativar??

Raposa - [...] Significa “criar laços” [...] Tu não és para mim senão um garoto igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo [...] Minha vida é monótona, eu caço galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. [...] E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tem cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

 Estive relembrando essa passagem do livro que é, senão, o mais lindo que já li. Cativar... reconhecer um barulho de passos diferente de todos os outros... conseguir ver no, antes, inútil trigo certos cabelos dourados e amar o barulho do vento nele, é ser mais um entre cem mil outros e ser único... para alguém! Somente quem já foi cativado pode entender... Coisa mais linda! E não precisa muita coisa para cativar, basta às vezes um simples gesto e todo o universo parece me abraçar, a sensação de "completo" toma conta e daí nada mais é igual. Uma cena, uma palavra, um gesto, um sorriso, um olhar. É isso que cativa. Acho mesmo que tem um certo momento meio que mágico em que a coisa acontece. É porque geralemente não nos damos conta, mas existe, tem o ponto, como o alinhamento perfeito entre os astros, é ali que a alma é tocada, mas a partir desse momento já estou mergulhada e a correnteza vai levando... levando... e nem me dou conta de onde exatamente caí nessas águas! E de que importa mesmo?
O ato de cativar te torna eterno. Algumas pessoas me cativaram de tal forma que, embora não estejam mais presentes em minha vida, estão eternizadas em minha alma, e... eu disse o que mesmo? "embora não estejam mais presentes em minha vida" ? Como não? Essas pessoas passam a fazer parte de mim e vivem em cada pulsar do meu coração, pois cada uma delas deixou um pouquinho de si ao entrar no meu mundo.
Me deu um saudade dessas pessoas agora...

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog