sábado, 25 de abril de 2009

Tá é danado de bom!

Estou sinceramente emocionada aqui! Enquanto buscava sites de cantores e bandas que gosto encontrei o de Luiz Gonzaga... É algo difícil de descrever! Eu cresci embalada por esse som e creio até ter aprendido a dançar forró antes mesmo de dar os primeiros passos.

É indescritível!

Posso me sentir novamente naquele tempo... O vinil rodando na radiola... sim, eu conheci isso aí! E quando a música acabava ia correndo virar o lado do disco, com todo cuidado, a agulha tinha de ser colocada no lugar certo e com delicadeza. E voltava correndo para o meio da sala para dançar. E a alegria na casa! Minha mãe, tios e meus avós pareciam estar em outro mundo, outro tempo, lá na terra deles, naqueles tempos... e hoje me dou conta de que, na verdade, eu sentia como se também fizesse parte daquilo, como se de alguma forma eu estivesse lá entre eles crescendo, vivendo todas aquelas histórias que sempre ouvi de suas bocas. Agora, pensando sobre isso, acho que é mesmo essa sensação que sinto, essa saudade do que não vivi, do que não experimentei, mas... não é possível, eu estava lá sim, só não sei como... é que é tudo muito meu!

Gonzagão, o velho Lua, cantou as coisas do Nordeste como ninguém! Chego a sentir o cheiro da terra ouvindo ele cantar! Perfeito! O Juazeiro, os oito baixos, a sala de reboco, acauã, assum preto, asa branca, o retirante, casamento na roça, a seca, o pau-de-arara, o vaqueiro, chapéu de couro e gibão... isso é parte de mim, é o retrato do povo do Nordeste, seus costumes, sua história, tudo cantado, tudo vivo nos botões de uma sanfona! Os tempos hoje são outros, inventaram "forrós" que minha alma não reconhece. Mas o que o mestre Lua fez está registrado; a música é arte e ela representa um povo, uma cultura, uma época, através dela é possível conhecer mais de onde ela veio. Não quero que o mundo se molde na minha fôrma, e nem mesmo se fosse dado a mim esse direito... O meu desejo é que o ser humano manifeste o seu interesse natural por conhecer, entender, saber mais. Quero que as próximas gerações não olhem para o que passou como "coisa velha", mas sim como "coisa preciosa", que, embora não concordem e não caiam de amores, saibam compreender e respeitar, valorizar a essência do que foi a alma de tal coisa. Que saibam beber dessa fonte!

 Estou até agora no site ouvindo as músicas da minha infância... e o que me impressiona é que lembro de todas. Nossa, como eu amo isso.

Um comentário:

Vanessa Costa disse...

A cultura é o bem mais precioso de um povo. A cultura é a junção de várias heranças e de novas descobertas, que ajudam na nossa formação pessoal. A arte faz parte da cultura, e a música de Luiz Gonzaga é arte que representa bem a cultura do nordestino, um povo batalhador,sofrido,mas feliz, que canta as coisas e causos da sua terra, e tira das mais diversas dificuldades várias formas de arte. É por isso que amo a cultura, e amo a música feita com arte, como se fosse uma pintura. A música de Luiz Gonzaga é pura arte, e das mais autênticas que existem. Viva o povo nordestino!!!!

Pesquisar este blog