segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Câncer da Alma!

Algumas palavras de um e-mail que respondi a respeito do momento que enfrenta um amigo, ao qual chamo aqui simplesmente de "nosso Amigo", mas quem está compartilhando desse momento saberá de quem se trata.

_________________________________
[...]
Li o que todos disseram e vou expor minha opinião que, de antemão já digo: Comungo com a de Nana!
Eu concordo que quem não quer se ajudar não pode mesmo obter bons frutos, porque, como eu mesma digo - Só você pode fazer por si mesmo afinal, se você estiver com fome eu posso te dar um banquete... mas se você não mastigar e engolir quem poderá saciar sua fome? ...

Mas vejam bem, o caso de uma doença como a de "nosso Amigo" é algo muito particular.
Para mim as duas piores doenças da humanidade são o Câncer e a Depressão. O câncer é destrutivo e devastador, mas a pessoa que o enfrenta é tomada geralmente por uma força descomunal para vencê-lo, uma força que muitas vezes nem sabia que possuía, e cria um senso de valorização da vida que faz valer toda a sua existência naqueles meses que passa combatendo esse mal. Já a Depressão... Gente, alguém de vocês tem uma fobia como eu, por exemplo, como a altura? Você sabe o que é ter o seu corpo paralisado por uma limitação da sua mente? O que acontece com "nosso Amigo" é isso. A mente humana cria todas as coisas, para o bem ou para o mal, e a Depressão está entre uma das criações mais poderosas dela. A Depressão faz a pessoa perder as forças, o ânimo, não se vê mais um horizonte e sim um túnel escuro... e sem luz no final, por mais que as pessoas em volta provem que não se está só!

Assim como o câncer que vai se espalhando e invadindo as células, a Depressão vai invadindo tudo na vida de uma pessoa, mas sem um remédio que possa bombardear qualquer célula, porque não há uma célula responsável por isso.
Sei que é cansativo para quem tenta ajudar e se vê "ignorado", mas, pense... os que tentam ajudar estão vivendo, estão se movendo, depois que se despedirem daquele momento ao lado de tal pessoa sua vida continua a mesma, com sua rotina, com sua força. Mas quem está "paralisado" pela Depressão está sempre "Só". Nem a vida o acompanha mais. Ele mesmo já se abandonou... É assim que se sente quem está nesse lugar obscuro da própria mente!
Eu nunca tive depressão, mas já passei momentos depressivos, ou como se diz comumente "fiquei arrasada" com alguma situação. Mas eu não cheguei nem perto do que pode ser uma depressão, e creio que tenho forças suficiente para nunca chegar lá. Mas cada ser é único, cada pessoa é um universo particular.
Não quero dizer aqui que devemos todos pegar o rumo de Brasília para ajudar o "nosso Amigo", mas só quero que vocês olhem por outro ângulo esse comportamento dele. Não precisamos nos mover, mas podemos compreender e no mínimo mandar boas vibrações, ou orações como preferir chamar.

Não pensem que estou criticando quem pensa diferente, só, simplesmente, penso diferente!
E como disse Nana "Pensem com carinho, e por favor, quando chegar minha vez de fraquejar, me perdoem e não larguem minha mão..."

Beijos e saudades de todos.
__________________________________

Espero que tudo isso acabe o mais rápido possível e que você volte logo "à vida" porque aqui estamos todos te esperando.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog