sábado, 26 de junho de 2010

De volta.

Pois é, estou aqui.
Salvador me viu novamente e, de coração, gostaria de estar aqui só a passeio...
Estou realmente apaixonada por Belo Horizonte. Que lugar delicioso. Claro que tem seus "detalhes", todo lugar tem, mas PARA MIM aquela cidade é ideal. Lá tem uma temperatura gostosa nessa época em que eu fui, as ruas são limpas, coisa que Salvador não conhece, o trânsito é mais tranquilo, assim como a cidade... não vi pessoas impondo aos meus ouvidos escutar o que elas querem, como se faz com tanta naturalidade aqui. As pessoas são mais educadas. Que me perdoem os conterrâneos soteropolitanos, também tem muitas pessoas maravilhosas aqui! Mas, verdade é pra ser dita.
As ruas de BH não parecem conhecer o stress. Nem seus habitantes.

Bom, claro que tudo isso são impressões de alguns dias. Não moro lá. Não trabalho lá. Não andei em todos os bairros de lá. Mas ainda assim as impressões que tive são baseadas em comparações com uma Salvador em sua totalidade, sem diferenciar ricos de pobres, ou seja, a cidade toda num balaio só. Essa terra aqui perde e muito para Belo Horizonte.
O que vejo é que Salvador, no geral, tem entranhada em si uma certa "esculhambação" no modo de ser... stress, impaciência, sujeira, bagunça, agressividade, barulho... muito barulho!! Aff...

Não é que não goste de Salvador gente, embora pareça nessas palavras, mas existem coisas aqui que me fazem mesmo querer ir embora e nunca mais pisar nessas terras. Estou sendo sincera e quem não gostar que não me perdoe mesmo, porque eu realmente não preciso de perdão para ter minhas opiniões.

Gosto muito de minha terra e ainda vou postar algumas coiasa sobre ela mais a diante. Garanto. Mas hoje digo: Prefiro Belo Horizonte. E gostaria muito de um dia poder dizer o contrário.

5 comentários:

Vanessa Costa disse...

Bom, foram poucos os dias longe de casa, foram os primeiros em uma outra realidade. Há que se parabenizar BH por muitas coisas, que ao ser comparada a Soteropolis, leva de goleada. Assim me senti, quando cheguei na Megalopole. São Paulo me abriu os olhos para o mundo. Foi um choque de cultura. Não tão igual a BH, porque lá tem o barulho do trânsito, da agitação das pessoas nas ruas, e vários outros problemas. Mas, abri a cabeça, literalmente. É isso que acontece quando você vê outras possibilidades, tem contato com pessoas de lugares diferentes. Pensei que São Paulo era a minha cidade. Mas, depois que cai a ficha, depois de colocar os prós, contra, muda-se de idéia. Esse mudar de idéia pode não ser permanente. Você pode morar, fazer um estágio in loco, ver se é a aquela realidade toda, e depois tirar suas impressões definitivas. Defitivamente, uma semana em um lugar, um mês, não te diz o que o local realmente é. Mas, vale a expectativa, o gostinho do novo sempre é muito bom.

Mas, com todos os seus problemas. A velha Salvador tem um que! Abandonada, suja, mas, ela tem algo mágico. Ela abraça todo mundo, todos os povos, culturas, crenças.

Salvador é: "Cidade elétrica. Usina de emoção. Plug, poesia e canção. Na estética. Na prática. Na mágica. Na corrente do coração! Tradução: Salvador". E eu Amo!

Gil Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gil Ferreira disse...

Salvador é terra de muita magia, que encanta a muitos de outras terras e climas, porém a "cultura" por assim dizer, aquela do barulho, das pessoas que jogam lixo no chão, que urinam nas ruas, não me agrada e vamos ser sinceros dói de ver, de ouvir e sentir...não querendo levar para uma questão política, mas Platão já dizia que tudo é política, logo, essas questões são mais educacionais. Um pai que não teve o devido ensinamento do seu respectivo pai, jamais saberá passar os devidos valores a sua prole, por que conhecemento é uma coisa e educação é outra distinta.
Mas é sempre muito bom comparar outros ares e quem sabe comprar novos rumos, alguns lugares simplesmente atendem ao nosso anseio.

DAN SAAS disse...

Essa foto tá muito show, Bella!
E seu texto, dispensa comentários....

louca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Pesquisar este blog